20160524Seminario PortoUm seminário sobre «Assédio Moral e Stress no Trabalho» reuniu na Casa Sindical, no Porto, no dia 24 de Maio, 85 participantes, constituindo um contributo para o esclarecimento e a troca de experiências de intervenção sindical nos nossos sectores, na defesa dos direitos relacionados com a parentalidade e a igualdade, e no combate ao assédio (moral e sexual) nos locais de trabalho.
6.6.2016

 

No debate, que contou com mais de 20 intervenções, falou-se muito sobre o assédio moral vertical (praticado por superiores hierárquicos) e horizontal (entre colegas de trabalho). Reconheceu-se a necessidade de alguns contenciosos dos sindicatos estarem mais sensibilizados para as questões do assédio moral. Foram referidos vários problemas de incumprimento dos direitos da parentalidade e como podem ser solucionados. Também foram referidos casos de sucesso na resolução dos problemas em debate, com o apoio e a intervenção dos sindicatos.

Dada a importância do tema e sendo reconhecidos os resultados positivos deste seminário, foi expressa a necessidade de realizar outras acções semelhantes.

Uma das ideias-chave que saiu desta acção é que só juntos e organizados os trabalhadores podem combater o assédio nos locais de trabalho. O apoio dos sindicatos mostrou já ser fundamental na preparação das queixas à CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego), assim como numa pronta intervenção nos locais de trabalho, pois é aqui que os problemas podem começar a ser resolvidos.

 

Algumas fotos do seminário