Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20160617EDPcallcenters arquivoMesmo depois de renovar o contrato com a EDP, a Randstad insiste em pagar salários de miséria aos trabalhadores que são a voz da companhia eléctrica no contacto diário com os utentes. À proposta de mais três cêntimos por dia, responde-se com dois dias de greve e uma concentração, informou o SIESI.
18.6.2016

 

A greve está marcada para dias 20 e 21, próximas segunda e terça-feira. A concentração terá lugar às 9 horas de dia 20, frente à sede da Randstad.

Em plenários, nos dias 1, 2 e 3 de Junho, os trabalhadores aprovaram uma moção que foi entregue à empresa, com uma proposta de aumentos salariais. A administração respondeu com valores muito inferiores e muito aquém da disponibilidade financeira da Randstad.

O SIESI apresentou várias propostas à Randstad, a última das quais com base nos recursos financeiros que a própria administração afirmou ter disponíveis. Esta proposta do sindicato contemplava aumentos salariais em todos os escalões. Foi rejeitada pela administração, que se limitou a apresentar contrapropostas ainda inferiores.

Desde 2012 que os trabalhadores reclamam um aumento de um euro por dia, assim como a melhoria do subsídio de alimentação, de forma também a uniformizar as actuais diferenças (há subsídios de 5,00 euros, de 5,25, de 5,40, de 5,75 e de 6,00 euros).

Para discutir um caderno reivindicativo, o SIESI teve reuniões com a administração ao longo de vários meses, até ao final de 2015. A Randstad sempre alegou que tudo dependeria do resultado do concurso para a adjudicação do contrato com a EDP, do qual dependia a manutenção das operações nos call-centers desta. Desde o final de 2015 rejeitou encarar qualquer melhoria dos salários. Agora, mesmo após a adjudicação do contrato, apresenta propostas insuficientes e que demonstram falta de respeito pelo valor do trabalho.

Os trabalhadores da HC Espanha, empresa do Grupo EDP, consideram insuficiente a proposta patronal e vão estar na luta com os restantes camaradas.

 

Ver também:
- Comunicado no sítio do SIESI

Subscrever notícias (mailing list)