20161017Precariedade kA luta contra a precariedade laboral nos sectores abrangidos pelos sindicatos da Fiequimetal avança em força, no quadro da campanha nacional lançada no 13.º Congresso da CGTP-IN. Foram realizadas várias acções, algumas já com efeitos práticos, e foram contactadas muitas centenas de trabalhadores.
24.10.2016



Insiste-se no esclarecimento, com distribuição de documentos alusivos aos vínculos precários, alertando os trabalhadores para verificarem os seus contratos, pois tem-se confirmados que muitos deles são ilegais. É dada prioridade à intervenção em empresas onde é regra a contratação com vínculos precários.

Exige-se que a cada posto de trabalho permanente corresponda um vínculo de trabalho efectivo, acabando com a instabilidade no emprego fomentada pelo patronato.

20160926Fiequimetal-folhetoA federação e os sindicatos editaram folhetos específicos, incluindo testemunhos de trabalhadores que resistiram e venceram, com o apoio dos sindicatos e a solidariedade dos seus camaradas.

- Clique para obter os folhetos
  do SITE Norte, do SIESI, do SITE Sul,
  do SITE CSRA e do SITE Centro-Norte

 

Deixamos aqui um balanço das principais iniciativas levadas a cabo pelos sindicatos.

SITE Norte
- Dia 16 de Junho, plenário de trabalhadores na Camo, em Vila Nova de Gaia, com a participação de cerca de 100 trabalhadores; o ponto principal da ordem de trabalhos foi a campanha nacional contra a precariedade;
- Dia 20 de Julho, concentração de activistas junto da Tesco, em Famalicão, com a presença do secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos;
- Dia 28 de Julho, distribuição do documento central na SONAFI, em Matosinhos, e na RTE, em Vila Nova de Gaia;
- Dia 31 de Agosto, concentração de trabalhadores e activistas junto da ACT, no Porto;
- Dia 28 de Setembro, contacto com trabalhadores e denúncia pública, junto da RTE, em Vila Nova de Gaia.
- Dia 29 de Setembro, acção de contacto com trabalhadores e denúncia pública junto da SONAFI, em Matosinhos.

SIESI
- Dia 19 de Outubro, jornada de luta dos trabalhadores dos call centers da EDP contratados através da Randstad
- Dias 10 e 11, acções de contacto com os trabalhadores da Delphi, que serviu também para recolher assinaturas de apoio à petição da CGTP-IN em defesa da contratação colectiva e pela revogação das normas gravosas do Código do Trabalho.

SITE Sul
- Dia 3 de Outubro, distribuição do folheto e esclarecimento aos trabalhadores na empresa ALGAR, no Algarve;
- Dia 17, Outubro distribuição do folheto e esclarecimento aos trabalhadores da REPSOL, no complexo de Sines.

SITE Centro-Sul e Regiões Autónomas
No âmbito da semana nacional de luta, promovida pela CGTP-IN entre 26 e 30 de Setembro, foram realizadas acções de distribuição do manifesto nacional e do folheto do sindicato, no parque da Caetano Auto, no Carregado (nas empresas, DURA, JAC e Caetano Coatings), na Frismag, na Tupperware, na Bourbon Automotive Plastics e na Key Plastics. Realizaram-se plenários na INCM (revisão do AE) e na Valorsul. Na Gráfica Funchalense, foi vedada a entrada aos dirigentes do sindicato, impedindo a realização do plenário, pelo que foram chamadas as autoridades, foi levantado auto e seguiu queixa para a ACT.

SITE Centro-Norte
Durante a semana de 26 a 30 de Setembro, foram realizadas acções de contacto com trabalhadores e distribuição de documentos nas empresas COLEB, GESTAMP e RIA BLADES.

 

Ver também:- Reivindicar, esclarecer e lutar de Norte a Sul (1.10.2016)