Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20161026Funchalense-arquivoOs trabalhadores da Empresa Gráfica Funchalense, em Pêro Pinheiro, Sintra, vão fazer greve por 24 horas, no sábado, dia 29, e reúnem-se em plenário às 22 horas de dia 28. Protestam contra a recusa patronal a negociar aumentos salariais, como informou o SITE CSRA.
26.10.2016



Num comunicado à imprensa, o sindicato explica que a situação financeira da empresa (propriedade da Global Notícias e da Sociedade Vicra Desportiva), o aumento do custo de vida e as perdas acumuladas face à inflação justificam que a administração reveja a sua posição, de forma a evitar a continuada desvalorização dos salários.

Para 2016, a administração colocou aos trabalhadores a mesma indisponibilidade para aumentar os salários, remetendo, como sempre, para o âmbito da negociação colectiva sectorial, que a associação patronal boicota há mais de 40 anos e cujas tabelas mínimas nada representam para os trabalhadores da Funchalense.

Perante este posicionamento da administração, num plenário realizado dia 14, os trabalhadores decidiram avançar para esta forma de luta: uma greve de 24 horas, com início às zero horas de dia 29 de Outubro, precedida de um plenário que começa às 22 horas de dia 28.

O sindicato lembra que os trabalhadores tudo têm feito  para que a empresa altere a sua posição sem conflito nem recurso à luta. Como não tiveram respostas positivas da administração, que se mantém inflexível, a greve foi inevitável.

Após esta greve, os trabalhadores voltarão a reunir-se, para decidirem novas formas de luta.

Ver também:
- Comunicado do SITE CSRA

 

Subscrever notícias (mailing list)