20170220Luta-arquivoA Quinzena de Acção e Luta, que a Fiequimetal e os sindicatos filiados vão realizar entre 23 de Fevereiro e 10 de Março, foi precedida de plenários, reuniões e contactos, que decorrem há duas semanas, para decidir com os trabalhadores as acções a realizar. Divulgamos uma lista das lutas marcadas até agora.
21.2.2017



A realização deste conjunto de acções tem por objectivo exigir respostas do patronato e do Governo a problemas que são comuns aos trabalhadores das indústrias metalúrgicas, químicas, eléctricas, farmacêutica, celulose, papel, gráfica, imprensa, energia e minas, destacando-se o aumento geral dos salários, a defesa dos direitos, a melhoria das condições de trabalho, a redução do horário de trabalho para as 35 horas de trabalho semanal e o fim dos vínculos precários.

20170223Quinzena logo200Acções marcadas


23 Fev 10h00 - Trabalhadores da Valorsul e da Amarsul deslocam-se à sede da Mota-Engil, para um plenário geral conjunto. Às 9h30 reúnem-se junto ao Dolce Vita Central Park, na rotunda da Av. 25 de Abril, em Linda-a-Velha, de onde seguem em desfile até à Mota-Engil. Participa também o secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos

24 Fev - Greve de 24 horas dos trabalhadores da ThyssenKrupp Elevadores. Em Lisboa e no Porto realizam-se concentrações (ver nota de imprensa e comunicado aos trabalhadores)

24 Fev - Greve de 24 horas dos trabalhadores da Tesco,  com concentracao às 8 e às 15 horas, no exterior das instalações (Ribeirão, Vila Nova de Famalicão)

27 Fev - Greves na Bosch Car Multimédia e na Delphi, ambas em Braga

27 Fev - Entram em greve, até dia 4 de Março, os trabalhadores da Beralt Tin and Wolfram (Portugal), do Grupo Almonty, nas minas da Panasqueira

28 Fev - Greve de 24 horas dos trabalhadores do Call Center da EDP em Lisboa (contratados através da Randstad), para garantir o direito à terça-feira de Carnaval

1, 2 e 3 Mar - Greve na Multiauto (Setúbal, Beja, Évora e Sines) e concentração, em Setúbal, na primeira hora de greve (das 9 às 10 horas)

2 Mar 15h00 - Concentração junto da sede da EDP (Av. 24 de Julho, Lisboa), acompanhando a apresentação dos resultados do grupo

3 Mar - Greve de 24 horas dos trabalhadores da Tesco,  com concentracao às 8 e às 15 horas, no exterior das instalações (Ribeirão, Vila Nova de Famalicão)

3 Mar - Concentração dos trabalhadores do consórcio da manutenção da refinaria de Sines
 
7 Mar, de tarde – Concentração de trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda

10 Mar - Greve de 24 horas dos trabalhadores da ThyssenKrupp Elevadores. Concentração junto da sede, em Massamá (ver nota de imprensa e comunicado aos trabalhadores).

Ver também:
- Outras notícias sobre a Quinzena de Acção e Luta