20170127Quinzena-arquivoA culminar a Quinzena de Acção e Luta, iniciada a 23 de Fevereiro, a Fiequimetal/CGTP-IN e os sindicatos filiados vão realizar em Lisboa, esta tarde, três concentrações e um desfile de âmbito nacional. A jornada inicia-se às 14h30, junto da associação patronal das tintas, de onde o desfile parte para a sede da ANIMEE e o Ministério do Trabalho.
10.3.2017

 

A concentração inicial tem lugar frente à sede da Associação Portuguesa dos Fabricantes de Tintas e Vernizes (Rua Dona Filipa de Vilhena, n.º 9, junto à Imprensa Nacional Casa da Moeda). Ver mapa...
Esta é uma das associações patronais que mantêm sob um prolongado boicote o contrato colectivo de trabalho das indústrias químicas.
Haverá aqui uma intervenção de um dirigente da federação, sobre a situação neste sector e as mais recentes decisões sindicais. Será de novo entregue a carta reivindicativa a que os patrões não deram ainda resposta.

Também contra o boicote patronal da contratação colectiva e pela exigência de aumentos salariais, a manifestação vai passar, em seguida, pela sede da associação patronal das empresas fabricantes de material eléctrico e electrónico (ANIMEE, na Avenida Guerra Junqueiro, n.º 11).
Sobre este sector, com grande peso de mão-de-obra feminina, intervirá uma dirigente da Fiequimetal. Vai ser entregue à ANIMEE uma carta a exigir resposta às reivindicações que ali foram entregues em Dezembro.

O percurso termina na Praça de Londres, cerca das 16h00, frente ao Ministério do Trabalho, para reafirmar que o Governo tem de promover a negociação colectiva. É imprescindível revogar as normas gravosas do Código do Trabalho, em especial a que abriu as portas à caducidade das convenções e a que pôs fim ao princípio do tratamento mais favorável.
Aqui intervirão os coordenadores da Fiequimetal e de sindicatos, antes da entrega de uma carta ao ministro, a apresentar os motivos por que milhares de trabalhadores participaram, de Norte a Sul, nas greves e concentrações realizadas durante a Quinzena de Acção e Luta.

Ver também:
- Determinação e frutos até ao fim da quinzena de luta (6.3.2017)