Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20170308PostalDiaMulherA Fiequimetal, através da sua Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens, assinalou com a edição de um postal o Dia Internacional da Mulher, que se comemora a 8 de Março, desde 1977, por decisão da Organização das Nações Unidas, mas que tem origens em lutas operárias do século XIX e é celebrado desde o início do século XX.
8.3.2017

 

Um pouco por todo o País, no âmbito da Semana da Igualdade promovida pela CGTP-IN, mulheres dos sectores representados pelos sindicatos da Fiequimetal participaram em acções em empresas e nas ruas, das quais publicamos aqui algumas imagens.

Postal

O postal, distribuído nos locais de trabalho com maior predominância de mulheres, inclui um poema original, da autoria de Carla Xavier, trabalhadora da Visteon, escolhido pela CIMH entre os vários que nos chegaram.
Aproveitamos para agradecer a quem nos enviou poemas e imagens, correspondendo ao desafio lançado no início do ano, como contributos para o postal.

A par de informação sobre a história deste dia, a nível internacional, são evocadas as importantes conquistas que, em Portugal, as mulheres alcançaram com a revolução de 25 de Abril de 1974.
Por fim, assinala-se que «é nosso dever prosseguir a luta por uma sociedade mais igual, mais justa e mais solidária, celebrando o 8 de Março sem nunca esquecer a sua origem e significado».
A federação destaca as exigências de afirmar a igualdade e cumprir a Constituição, apontando como objectivos o fim das discriminações salariais, a redução do horário de trabalho, o aumento geral dos salários e o fim dos vínculos precários.

- Obter postal em ficheiro pdf

 

Ver também:
- Direitos de maternidade e paternidade

Algumas fotos de iniciativas

Mediabox CK message : No files found in the directory : 20170308DiaMulher

 

 

 

 

 

 

Subscrever notícias (mailing list)