20171108SindicatoInformaNo número de Novembro do boletim «O Sindicato Informa», em distribuição desde a semana passada através da rede de dirigentes e delegados sindicais, destaca-se a exigência de valorização do trabalho e dos trabalhadores, com apelo à participação na manifestação nacional do próximo sábado, dia 18, em Lisboa.
11.11.2017

 


No boletim, com apenas quatro páginas, defende-se que o crescimento económico tem de ter consequências nas condições de vida e de trabalho dos trabalhadores, correspondendo a quatro reivindicações principais:

- aumento salarial nunca inferior a 40 euros;
- redução do horário de trabalho, para atingir 35 horas semanais;
- valorização de salários e carreiras no sector empresarial do Estado;
- melhoria das condições de trabalho, em vez de ritmos de trabalho penosos, perigosos e desumanos.

Em 2016, apenas 9 empresas dos sectores de actividade no âmbito da Fiequimetal somaram quase dois mil milhões de euros de lucros (1994,3 milhões, dos quais só a EDP contou 1200 milhões), salienta-se logo de seguida.

Exige-se que sejam aplicados os direitos dos trabalhadores que resultam da contratação colectiva e dos usos laborais.

Para horários humanizados, é preciso travar, com a luta, o patronato que procura acumular ainda mais riqueza, roubando aos trabalhadores mais tempo das suas vidas.

Uma justa distribuição da riqueza, por via do aumento dos salários, contribui para elevar o nível de vida dos trabalhadores e também ajuda a dinamizar a procura interna e a criar emprego.

Reclama-se contratos de trabalho efectivos para todos os trabalhadores com vínculo precário, apelando à subscrição da petição lançada pela CGTP-IN.

É dirigida uma saudação aos milhares de trabalho que lutam, em diferentes empresas e sectores.

20171118ManifNacional

Todos a Lisboa dia 18
Para permitir a participação dos trabalhadores na grande manifestação que a CGTP-IN convocou para o próximo sábado, em Lisboa (15h00, Marquês de Pombal), a Fiequimetal emitiu um pré-aviso de greve.

 

 

 

Ver também:
- «O Sindicato Informa» em pdf
- «O Sindicato Informa» página a página (clique para ampliar)
20171108SindicatoInforma 1 20171108SindicatoInforma-2 20171108SindicatoInforma-3 20171108SindicatoInforma-4