20170830AutoeuropaO processo negocial, a decorrer entre a administração da VW Autoeuropa e a Comissão de Trabalhadores, não deve ser dado como encerrado, uma vez que, registando-se algumas melhorias, em resultado da greve histórica de 30 de Agosto, existem ainda matérias em que é possível progredir, defende o SITE Sul.
28.11.2017

 

Esta posição é defendida num comunicado da Comissão Sindical do SITE Sul, em distribuição na fábrica de Palmela desde a noite de ontem.
Em concreto, são referidos três pontos para um acordo mais favorável aos trabalhadores:

1. A salvaguarda de que o futuro regime de horário de trabalho, a implementar após as férias, seja de adesão individual, respeitando assim a vontade de cada trabalhador;
2. A retribuição de todo o trabalho extraordinário em conformidade com os valores actualmente praticados;
3. A laboração contínua deve ser discutida fora do actual processo.

Ao contrário do que a Administração pretende fazer crer, o que está em cima da mesa, a ser aplicado, representaria uma redução na retribuição do trabalho extraordinário. Concretamente, aos sábados, em vez do acréscimo actual de 100 por cento, seria pago apenas o valor de um dia normal de trabalho (a singelo, sem qualquer acréscimo). O descanso compensatório decorre da Lei.

A administração deve reter a posição dos trabalhadores, demonstrada nos plenários, e arrepiar caminho, procurando satisfazer as suas justas exigências. Para atingir as 240 mil viaturas, a VW Autoeuropa tem de elaborar horários que respeitem a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar e retribuir de forma justa os trabalhadores, uma vez que o Grupo VW tem condições financeiras para o fazer, face aos lucros que obteve em 2016.

O sindicato rejeita que sejam construídos cenários de deslocalização no sentido de intimidar os trabalhadores.

No dia 27, segunda-feira, numa reunião com a administração, a pedido desta, os representantes do SITE Sul e da Fiequimetal reafirmaram que os investimentos já anunciados devem ser feitos, no sentido de aumentar a capacidade produtiva da fábrica, de forma a permitir horários que vão de encontro às expectativas dos trabalhadores.  

A Comissão Sindical apela a que todos os trabalhadores se mantenham unidos, afirmando a força da unidade que tem sido demonstrada desde o início deste processo.

O SITE Sul vai continuar a trabalhar para que se criem as condições para reunir com a Comissão de Trabalhadores.

 

Ver também:
- Comunicado aos trabalhadores da VW Autoeuropa