20160713Autoeuropa-arquivoA posição expressa pelos trabalhadores impõe a continuação das negociações, salienta a Comissão Sindical do SITE Sul, num comunicado que emitiu hoje, a propósito dos resultados do referendo de dia 28 e da situação social e laboral na Volkswagen Autoeuropa.
30.11.2017



Nesta votação confirmou-se, uma vez mais, que a administração da VW Autoeuropa tem de trabalhar para construir uma solução que corresponda às legítimas e justas expectativas dos trabalhadores, compatibilizando-as com o aumento da produção.

A Comissão Sindical do SITE Sul, à semelhança do que transmitiu à Administração no  dia 27, vem reiterar a necessidade de continuar as negociações. Quanto ao conteúdo destas, no comunicado relembra-se matérias que os trabalhadores consideram importantes:

- Horários de trabalho que respeitem o sábado como descanso complementar
A Administração deve estabelecer uma organização da produção que permita a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar; que trave o crescimento de doenças profissionais e do absentismo; sem a obrigatoriedade do trabalho ao sábado, retribuindo de forma justa os trabalhadores, com o pagamento do trabalho suplementar em conformidade com os valores actualmente praticados, contribuindo assim para o aumento da produtividade;

- São necessários mais investimentos na fábrica de Palmela
A decisão de fabricar o novo modelo na Autoeuropa remonta a 2015 e deveria ter merecido, por parte da Administração, o cuidado de projectar os investimentos necessários à satisfação das encomendas. O sindicato já propôs a ampliação das linhas de montagem, por forma a harmonizar a produção com a gestão do tempo de trabalho.

Unidade
e determinação

No comunicado é dirigida uma saudação à unidade dos trabalhadores, à sua determinação e à sua serenidade, que têm sido fundamentais desde o início deste processo.

O SITE Sul e a Fiequimetal reafirmam que acompanham com atenção todo este processo, no sentido de encontrar as melhores formas de defender os direitos dos trabalhadores da VW Autoeuropa, e que estão, como sempre estiveram, única e exclusivamente empenhados em defender os trabalhadores e com eles contribuir para encontrar soluções que defendam os seus legítimos interesses.

Para 12 de Dezembro está marcada uma nova reunião entre representantes do SITE Sul, da Fiequimetal e da Administração.
Procurando discutir com todos os intervenientes neste processo, o sindicato já solicitou uma reunião à Comissão de Trabalhadores.

Ver também:
- Comunicado da Comissão Sindical do SITE Sul
- Negociações na Autoeuropa não devem ser encerradas (28.11.2017)