20180406AutoeuropaFazer greve a 9 de Junho será a forma de os trabalhadores da Autoeuropa mostrarem no imediato o seu descontentamento pela forma como a administração quer aplicar o horário «AE19» e exigirem uma justa compensação pelas consequências deste regime, apela o SITE Sul.
29.5.2018

A Comissão Sindical e representantes do SITE Sul e da Fiequimetal reuniram-se com a administração da VW Autoeuropa no passado dia 23 de Maio.

Fizeram saber que consideram prepotente o facto de a administração preten­der aplicar mais uma vez e de forma administrativa o horário designado «AE 19», bem como a respectiva compensação.

O sindicato - como se refere num comunicado distribuído desde ontem na empresa - afirmou que o valor da compensação financeira pela prática do novo horário «AE 19» fica muito aquém das expectativas dos trabalhadores e daquilo que a empresa e o Grupo VW podem pagar.

A administração deve assumir a responsabi­lidade pelo mau estar causado no seio dos trabalhadores e retirar as devidas ilações. E deve também continuar a trabalhar junto das entidades competentes para que sejam feitos investimentos na fábrica, de maneira a aumentar a capacidade produtiva e cumprir ou superar os volumes de produção previs­tos, criar mais emprego e voltar a praticar horários menos penosos.

O início e o término da vigência do horário «AE 19» devem ficar bem definidos no tempo, com conhecimento geral dos trabalhadores, tendo em conta a realização dos investimentos referidos.

O SITE Sul insiste que a administração tem condições para pagar um valor justo pelo esforço adicional pedido aos trabalhadores neste período!

O que está em causa não é a legalidade do horário, mas a forma como a empresa o quer aplicar, sem ter em atenção o pagamento de um valor justo para compen­sar o impacto que este horário traz para os trabalhadores, na conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar.

 

Unidos e em luta

No mesmo dia o sindicato reuniu-se com a Comissão de Trabalhadores, que transmitiu também o seu desagrado e descontentamento perante a decisão da empresa.

O SITE Sul transmitiu à CT a disponibilidade para trabalhar em convergência para uma solução, de forma a que a administração mude a sua postura e decisão, de modo a correspon­der às expectativas dos trabalhadores.

Neste cenário, o sindicato apela desde já aos trabalhadores da Autoeuropa para que se mobilizem para a greve marcada pela Fiequimetal para dia 9 de Junho, e para a manifestação que a CGTP-IN prmovove nesse sábado em Lisboa. Assim, os trabalhadores da Autoeuropa mostrarão no imediato o seu descontentamento para com esta atitude da administração.

Todos os trabalhadores podem fazer greve no dia 9 de Junho e têm motivos para isso, quer participem ou não na manifestação, salienta o SITE Sul.

 

Ver também:
- Comunicado do SITE Sul (com pré-aviso de greve)