20180424ATA greveAdPCom a greve de 24 horas que decorre hoje, na Águas da Região de Aveiro (AdRA), inicia-se a concretização da decisão de realizar uma série de acções de luta nas empresas do Grupo Águas de Portugal, pela actualização dos salários, inalterados desde 2009.
25.6.2018

 

Após a greve realizada dia 24 de Abril, com forte adesão na generalidade das empresas do grupo público AdP, a administração viu-se forçada a apresentar propostas concretas, procurando responder a algumas das principais reivindicações. No entanto - como se explica num comunicado conjunto da Fiequimetal e do STAL, em distribuição nas empresas -, a AdP pretende remeter para 2019 a implementação de todas essas propostas. Ao mesmo tempo, vai cozinhando um acordo mais prejudicial para os trabalhadores com aqueles que estão sempre disponíveis para aceitar o que o patronato quer impor.

Não faltam exemplos de que com a luta é que os trabalhadores conseguem resultados. No sector empresarial do Estado, já ocorreu um aumento real dos salários em 2018, fruto da luta dos trabalhadores da CP, da EMEF, da Infra-estruturas de Portugal, da Transtejo e da Soflusa. Os trabalhadores das empresas do Grupo AdP não podem continuar a ficar para trás.

 

Fiequimetal e STAL juntos

Realizou-se na quinta-feira, dia 21, uma reunião da Fiequimetal e do STAL com a Administração da Águas de Portugal, para abordar matérias referentes ao aumento de salários e à uniformização de subsídios aplicáveis a todos os trabalhadores das empresas do grupo.

A Fiequimetal e o STAL reiteraram a necessidade e a urgência de aumento dos salários. Por um lado, os trabalhadores perdem poder de compra desde 2009.

Por outro lado, o grupo registou 500 milhões de euros de resultados positivos, entre 2010 e 2016. Em 2017 esse número atingiu 88,6 milhões, o que representou um crescimento anual de 25 por cento.

As organizações sindicais da CGTP-IN, com representação largamente maioritária na AdP, manifestaram uma vez mais a necessidade de existir contratação colectiva que se aplique ao conjunto dos trabalhadores das empresas do grupo AdP.

Ficou agendada uma nova reunião com a AdP para amanhã, dia 26, às 17 horas.

 

20180619AdP salarios

 

Ver também:
- Comunicado da Fiequimetal e do STAL
- Forte adesão nacional à greve na AdP e ARM (24.4.2018)