Correcção das baixas por doença profissional

20161012alerta-baixas-ITAO Instituto da Segurança Social remeteu ao Instituto de Informática o pedido de alteração do cálculo das indemnizações por incapacidade temporária absoluta por doença profissional, comunicou o DPRP (Departamento de Protecção contra os Riscos Profissionais, da Segurança Social) à Fiequimetal. Este é um passo importante para a resolução do problema.
10.11.2016

Ler mais...

 

Protecção na invalidez de novo alterada

20160322invalidez arquivoA propósito da mais recente alteração no regime especial de protecção na invalidez, a Fiequimetal vem alertar que as constantes oscilações de regimes em matéria de protecção social não são favoráveis aos beneficiários e dificultam o conhecimento dos respectivos direitos, além de criarem múltiplas situações de potencial desigualdade entre pessoas na mesma situação de facto.
24.3.2016

Ler mais...

 

Doença profissional exige participação

Campanha-Medicina-TrabalhoA Fiequimetal apoia e saúda a campanha de sensibilização «Diagnóstico e Participação da Doença Profissional», lançada pela Direcção-Geral da Saúde através do Programa Nacional de Saúde Ocupacional, e vai utilizar essa mesma campanha como meio de sensibilização dos trabalhadores.
16.11.2015

Ler mais...

 

Governo não aumentou pensões dos sinistrados

sinistrado-arquivo

O Decreto-Lei 107/2015, que produz efeitos entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2015, é mais um ataque anti-social deste Governo PSD/CDS aos trabalhadores portugueses e suas famílias, pois suspende o regime de actualização das pensões por incapacidade permanente e por morte, resultantes de acidente de trabalho.
1.7.2015

Ler mais...

 

Sobre o acidente mortal na Valorsul 

20150611Valorsul arquivoMorrer a trabalhar é intolerável e não pode ser encarado como natural, salienta a Fiequimetal, num comunicado sobre o acidente mortal ocorrido na Valorsul. A federação volta a reclamar do Governo e da ACT a implementação de um plano nacional de prevenção dos riscos, específico para a indústria, e apela aos trabalhadores para intensificarem as reivindicações e a luta por melhores condições de vida e de trabalho.
11.6.2015

Ler mais...

 

Para mais segurança com empilhadores

empilhador-sstNa campanha da ACT sobre prevenção de riscos ao trabalhar com máquinas e equipamentos, foram considerados para intervenção prioritária aqueles que está provado serem de alto risco. Nos sectores de actividade da Fiequimetal (e consagrados nesta campanha) destaca-se o empilhador de garfos.
30.5.2015

Ler mais...

 

Morte em Aljustrel poderia ser evitada

mina-aljustrel-lavariaAo tomar conhecimento de mais um acidente que vitimou um trabalhador na mina de Aljustrel, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira lembrou que outra atitude patronal poderia contribuir para prevenir a ocorrência de tragédias como esta.
20.5.2015

Ler mais...

 

Responsabilidades e acção no Dia da SST

28Abril-sstPassado mais um dia 28 de Abril, é preciso garantir que os mesmos problemas não vão continuar sem a devida resposta e que não será necessário insistir nas mesmas questões em 2016, conclui a Fiequimetal, numa tomada de posição hoje divulgada, sobre o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que é também Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho.
29.4.2015

Ler mais...

 

Sobre o incêndio no Carregado

carregado-dura-incendioA Fiequimetal e os seus sindicatos vêem com preocupação eventuais consequências do incêndio na Caetano Coatings e na DURA, no Carregado, particularmente quanto às condições laborais na Autoeuropa e nas empresas do parque industrial de Palmela.
4.3.2015

Ler mais...

 

Prevenção em máquinas e equipamentos

20150123ficha1-miniA Fiequimetal celebrou um protocolo de cooperação com a Autoridade para as Condições do Trabalho, associando-se à campanha de prevenção de riscos profissionais na utilização de máquinas e equipamentos. Neste contexto laboral ocorrem cerca de metade dos acidentes de trabalho mortais em Portugal.
6.2.2015

Ler mais...

 

Travar o assédio no trabalho

20150123ficha1-miniAssédio moral ou sexual no local de trabalho é crime e deve ter combate firme. Para ampla difusão desta mensagem, com informação legal e conselhos práticos, a Comissão da Fiequimetal para a Igualdade entre Mulheres e Homens acaba de publicar um folheto específico.
3.2.2015

Ler mais...

 

Fichas informativas +Seguro!

20150123ficha1-miniA Fiequimetal, no âmbito da actividade que desenvolve na área da Saúde e Segurança no Trabalho, iniciou a publicação de fichas temáticas. A primeira «Ficha Informativa +Seguro!» é dedicada ao tema da avaliação de riscos.
27.1.2015

Ler mais...

 

Legionella não era fatalidade

legionella-vila-franca-xiraO surto de legionella poderia e deveria ter sido evitado, afirma a Direcção Nacional da Fiequimetal, numa nota de imprensa hoje emitida, onde se alerta para a necessidade de medidas imediatas de protecção da saúde dos trabalhadores e, em geral, da população no Concelho de Vila Franca de Xira.
12.11.2014
Ler mais...

 

Falta plano nacional de prevenção

sst-fiequimetal-portosst-fiequimetal-lisboaDeve ser elaborado e concretizado um plano nacional de prevenção para a indústria, energia e minas, defenderam duas centenas de representantes para a saúde e segurança no trabalho que participaram no Encontro Nacional promovido pela Fiequimetal.
3.6.2014
Ler mais...