20160518KeyPlasticsVendasNovasOs trabalhadores da Novares, fábrica da indústria química localizada no Parque Industrial de Vendas Novas, conquistaram uma redução do horário de trabalho, informou o SITE Sul.
28.10.2019

 

Desde há vários anos que os trabalhadores desta fábrica, nos períodos de turno da tarde e noite, vinham a trabalhar semanalmente mais 30 minutos de trabalho extraordinário não pago. Estes dois  períodos aconteciam nos turnos da noite de domingo e da tarde de sábado.

No dia 9, o SITE Sul apresentou à administração, em reunião, o Caderno Reivindicativo dos trabalhadores para 2020, do qual fazia parte a exigência do fim destes 30 minutos de trabalho não pago.

Esta medida já foi implementada, o que, salienta o sindicato, numa nota à comunicação social, constitui uma redução do horário de trabalho, vindo ao encontro de uma justa reivindicação dos trabalhadores.

Para além desta reivindicação, que foi agora possível alcançar devido à unidade dos trabalhadores, foram apresentadas outras à Novares, tais como:

- Aumento dos salários em 90 euros;
- Salário mínimo de admissão na empresa de 850 euros;
- Regularização das categorias e carreiras profissionais;
- Cumprimento dos direitos de parentalidade;
- Pagamento do trabalho extraordinário realizado;
- Fim dos vínculos precários;
- Medidas de combate às doenças profissionais.
- pagamento de trabalho extraordinário
- efectivação da formação profissional
- fim dos vínculos precários
- combate às doenças profissionais

O SITE Sul assinala que estas propostas são perfeitamente possíveis de alcançar e, tendo em conta os lucros da Novares, não pode ser alegado que ficaria em causa a estabilidade financeira da empresa.


Ver também
- Nota do SITE Sul à comunicação social