Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20200402Kemet Evora arquivoA direcção da Kemet acabou por dar informações mais claras sobre o plano de contingência e tomou medidas de prevenção e protecção da saúde dos trabalhadores da fábrica em Évora, refere o SIESI, num comunicado em que valoriza os resultados da acção organizada, incluindo a defesa dos dias de férias.
3.4.2020

 

Os espaços estão mais arejados, há agora uma sala de isolamento mais adequada, é feita uma distribuição diária de máscaras, existe mais desinfectante em todas as áreas e alguns trabalhadores com situações de risco passaram a estar em isolamento de prevenção.

A direcção da Kemet confirmou ao SIESI que não irá descontar os dias de férias aos trabalhadores em isolamento ou quarentena. O sindicato lembra que, a acontecer, isto seria ilegal e iria dar origem à sua intervenção. Mesmo assim, alerta que trabalhadores nesta situação devem estar atentos e não permitir que o seu direito a férias seja posto em causa.

O SIESI entende que a direcção da Kemet tem todas as condições para apoiar os trabalhadores, nesta fase difícil, principalmente assegurando que os seus rendimentos não são afectados.

O SIESI valoriza os passos dados e apela aos trabalhadores para permanecerem vigilantes, realçando que o aumento da sindicalização e da organização permite mais intervenção e uma resposta mais rápida e eficaz às situações que possam surgir.

Os trabalhadores da Kemet estiveram atentos na defesa dos seus direitos e na protecção da sua saúde e, em tempo útil, contactaram o SIESI, que começou por desenvolver contactos com a direcção da Kemet.

Depois, devido à ausência de resposta, iniciou contactos com outras entidades nomeadamente, o Delegado de Saúde Regional e a ACT, e denunciou as más práticas da direcção da Kemet à comunicação social e ao Governo.

 

Ver também
- Comunicado do SIESI
- Sindicato quer "medidas mais adequadas" na fábrica de Évora da Kemet (TVI24, 19.3.2020)

 

Subscrever notícias (mailing list)