Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20200622semana lutaA marcha «Queremos trabalhar com segurança, com direitos e com salários dignos», que tem lugar esta segunda-feira, dia 22, às 17h30, em Évora, destaca-se na participação da federação e dos seus sindicatos na semana de luta promovida pela CGTP-IN.
21.6.2020

 

A marcha, em que se integrará a secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, é organizada pela Fiequimetal, o SIESI e o SITE Sul, para que os trabalhadores dos principais sectores industriais do distrito possam dar mais força às exigências que se contrapõem às manobras patronais a pretexto da COVID-19.

Como se afirma no comunicado que tem sido distribuído, a mobilizar para esta acção, a pandemia não pode ter costas largas.

Têm sido muitos os expedientes do patronato para atacar os direitos dos trabalhadores, alegando o contexto de combate à pandemia. A realidade demonstra que o surto epidémico é visto como mais uma oportunidade para aumentar os lucros e acentuar a exploração dos trabalhadores.

A marcha, em «cordão humano», vai sair do Rossio de São Brás (Monte Alentejano), às 17h30, em direcção à fábrica da Tyco (TE Connectivity).

 

Acção na Fico Cables

Também esta segunda-feira, das 14 às 15 horas, os trabalhadores da Fico Cables vão realizar uma acção de denúncia, em frente às instalações da empresa (Rua do Cavaco, 115, Maia).

Esta acção, organizada pelo SITE Norte, tem como objectivo denunciar e contestar a marcação de férias que a empresa quer impor aos trabalhadores.

 

Mediabox CK message : No files found in the directory : 20206023EGF-mobiliza
Dia 23 na EGF (Mota-Engil)

Trabalhadores das 11 empresas que constituem o Grupo EGF (Mota-Engil) concentram-se no dia 23, terça-feira, às 10h30, junto à sede da holding, em Linda-a-Velha (Oeiras).

A acção é convocada pela Fiequimetal e seus sindicatos e pelo STAL, em convergência, para exigir o cumprimento do direito à contratação colectiva.

Os trabalhadores reivindicam o início do processo negocial do contrato colectivo de trabalho, o aumento dos salários, a valorização das carreiras e a melhoria das condições de trabalho.

 

20200622semana luta cartazSemana nacional de luta

A CGTP-IN realiza de 22 a 26 de Junho, uma semana nacional de luta, com acções nos locais de trabalho e na rua, em todos os sectores e regiões, sob o lema «Vamos à luta - Defender a saúde e os direitos dos trabalhadores! - Salários, Emprego e Serviços Públicos».

A CGTP-IN rejeita a política de agravamento da exploração e empobrecimento, de cortes nos salários e atropelo dos direitos, e assume o compromisso de levar a cabo uma ampla acção de esclarecimento, mobilização e luta, reforçando a unidade dos trabalhadores, a sua sindicalização e organização, dando mais força aos sindicatos, para garantir a valorização do trabalho e dos trabalhadores e respostas aos problemas do povo e do País.

 


Ver também
- Marcha em Évora pelos direitos e melhores salários (15.6.2020)
- Comunicado aos trabalhadores sobre a marcha de dia 22
- Vamos à luta - 22 a 26 de Junho (manifesto)

 

Subscrever notícias (mailing list)