Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20240215SITEsul Lauak Sem respostas patronais para os problemas relativos às condições de Segurança e Saúde no Trabalho e para os aumentos salariais, os trabalhadores da Lauak decidiram manifestar-se em Setúbal e concentrar-se junto à Autoridade para as Condições do Trabalho.
16.2.2024

 

Os trabalhadores desta empresa do setor aeronáutico, instalada no Parque Industrial Bluebiz, em Setúbal, concentraram-se ontem, de manhã, em protesto, junto da unidade local da ACT. Para aqui desfilaram desde o Jardim do Quebedo.

Os motivos que levaram à realização desta concentração — como explicou o SITE Sul, numa nota de imprensa — prendem-se com a falta de condições de trabalho em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Os trabalhadores têm vindo a reclamar, já há alguns meses, junto da administração, mas esta ignorou as queixas.

Por esse motivo, foi aprovado e entregue à administração, a 16 de Novembro de 2023, um caderno reivindicativo específico, com as matérias de SST, cuja resolução os trabalhadores consideraram de extrema importância para a melhoria das condições em que executam o seu trabalho.

Sem nenhuma resposta por parte da administração, os trabalhadores decidiram, em plenário, sair à rua para dar voz ao seu descontentamento e tornar públicas as más condições de trabalho a que estão diariamente sujeitos. Ao mesmo tempo, solicitaram a urgente intervenção da ACT.

Foi igualmente aprovado, em Novembro, um caderno reivindicativo com as exigências relativas a aumentos salariais e outras matérias.

Mais 15 por cento, com um mínimo de 150 euros para todos os trabalhadores, será determinante para haver aumentos salariais efectivos, que tratem todos os trabalhadores de igual forma, que permitam recuperar o poder de compra perdido pelos trabalhadores e que também afastem do salário mínimo nacional as remunerações praticadas na fábrica.

 

Ver também
Cadernos reivindicativos para 2024

 

Subscrever notícias (mailing list)