No contexto da Semana de Esclarecimento, Acção e Luta da CGTP-IN, realizaram-se greves na Fico Cables, na Parmalat e na JAC, com grande unidade, reflectida nos elevados níveis de adesão. Novas lutas foram já decididas. Hoje é a vez da Auto Sueco. A todos os casos é comum a exigência de aumentos salariais.
26.6.2024
Na segunda e na terça-feira (dias 24 e 25), a greve na Fico Cables decorreu com adesão de 90 por cento, em ambos dias, como informou o SITE Norte, que realizou plenários no exterior da fábrica (na foto).
A greve na Parmalat Portugal na Landeira (Águas de Moura) continua com forte adesão, em todos os turnos, desde as 5h00 do dia 21. O SITE Sul assinalou que a fábrica está sem produzir desde o início da greve.
Os trabalhadores, reunidos na manhã de dia 24, em plenário, à porta da empresa, decidiram prolongar a luta, com greves de quatro horas, no início de cada turno, das 5h00 do dia 2 de Julho às 21h00 do dia 7, e greve a todo o trabalho suplementar, no mesmo período.
Hoje, dia 26, os trabalhadores da Auto Sueco, em greve, vão estar concentrados, das 17 às 18 horas, em frente às instalações da empresa (Rua Manuel Pinto de Azevedo, 671, na Zona Industrial do Porto). Estará presente Tiago Oliveira, secretário-geral da CGTP-IN e trabalhador da Auto Sueco.
Começa assim uma série de greves de duas horas, nas empresas do Grupo NORS (Auto Sueco, Newondedrive, Galius). Esta luta, organizada pelo SITE Norte, prossegue até dia 29.
Os trabalhadores da JAC Products, que já tinham feito greve a 6, 7, 13 e 14 de Junho, aprovaram mais quatro dias de paralisações: amanhã e depois (27 e 28 de Junho) e 2 e 4 de Julho, com concentrações das 9h30 às 13h30, como adiantou o SITE CSRA.
Na Naveprinter - Indústria Gráfica do Norte, está convocada greve para dia 29, das 02h00 às 03h00, pelo pagamento do subsídio de Natal de 2023 e pela melhoria das condições de trabalho.
Na ORICA, em Aljustrel, está convocada greve das 22 horas de 1 de Julho, até às 22 horas de dia 6. O SITE Sul refere como objectivos a entrega de um falado estudo sobre os salários do sector e a resolução de várias outras questões já colocadas.
Ver também
— Comunicado aos trabalhadores da JAC (24.6.2024)
— Pré-aviso de greve na Naveprinter
— Pré-aviso de greve na ORICA
— Aumentos salariais defendidos com greve na JAC Products (29.5.2024)