A proposta que a Fiequimetal e os seus sindicatos apresentaram à administração, na última reunião antes de férias, prevê uma evolução semelhante para todas as carreiras, acabando com a limitação de progressões por avaliação, na Letra K, e garantindo que todos os trabalhadores possam chegar ao topo da carreira antes de se reformarem.
20.7.2024
A federação, o SITE Norte, o SIESI, o SITE Centro-Norte e o SITE CSRA pretendem que esta negociação fique concluída em 2024, para não colidir com a negociação da tabela salarial do próximo ano.
Proposta comum
Na mesma reunião - como se refere num comunicado em distribuição - foi apresentada também a proposta comum, acordada no âmbito do movimento «Valorizar Carreiras» e com outras estruturas, com o objectivo de desbloquear as negociações da Carta Reivindicativa e de resolver o conflito que a administração tem teimado em manter.
Nessa proposta constam matérias como o pagamento de 50% do valor da antiguidade, o pagamento do subsídio de disponibilidade a 19%, com referência mínima à BR 10, mantendo o pagamento deste, durante o tempo de prestação de trabalho suplementar.
Para além disso, foi dado acordo de princípio, tal como assumido na última reunião, no âmbito do movimento «Valorizar Carreiras», ao pagamento dos tempos de trajecto nas grandes deslocações como trabalho suplementar, ao gozo do dia de aniversário em qualquer dia do mês de aniversário e à justificação de, pelo menos, meio-dia para a doação de sangue, apesar de considerarmos que deveria voltar a ser um dia completo, como era no ACT 2000.
A administração afirmou que iria estudar as propostas, devendo realizar-se nova reunião em Setembro.
Ver também
— Comunicado aos trabalhadores das empresas do Grupo EDP (18.7.2024)
— Administração da EDP move-se timidamente na antiguidade (9.7.2024)