No dia 20, sexta-feira, o secretário-geral da CGTP-IN participa num plenário de trabalhadores da Refinaria de Sines da Petrogal, onde se vai falar da continuação e intensificação da luta de todos por melhores condições de trabalho, melhores salários, defesa dos direitos e da contratação colectiva. Outro plenário semelhante vai realizar-se no dia 23, na Refinaria do Porto.
19.5.2016
O plenário com Arménio Carlos tem lugar às 8h30, na portaria industrial.
O SITE Sul, num comunicado aos trabalhadores, defende que todo o pessoal da Refinaria de Sines deve convergir num protesto comum, unindo quem tem vínculo à Petrogal e quem está vinculado a empresas prestadoras de serviços. A redução dos direitos e dos salários atinge todos e deve ser um elemento unificador da luta.
O sindicato saúda a luta que está a ser travada há vários meses pelos trabalhadores da Petrogal, em defesa da contratação colectiva, dos direitos sociais e dos regimes de reformas e de saúde.
Saúda também os trabalhadores das empresas ligadas ao consórcio de manutenção e a sua luta vitoriosa, que continua, por aumentos salariais e pelos postos de trabalho.
No comunicado a apelar à participação no plenário de 23 de Maio, às 14h30, no refeitório da Refinaria do Porto, a Fiequimetal saúda a luta dos trabalhadores, lembrando que a ofensiva da administração foi desencadeada em Março de 2013, mas a forte resistência impediu-a de consumar a destruição que tinha planeado.
A federação propõe que no plenário se avalie a situação decorrente das restrições que ilegalmente estão a ser impostas aos trabalhadores e que impedem que estes exerçam, na sua plenitude, o direito constitucional de greve, para agir em conformidade, isto é, preparando e organizando a continuação da luta (greves e outras acções) em moldes adequados e nos momentos que se revelarem mais eficazes para a prossecução dos objectivos.
Ver também:
- Comunicado aos trabalhadores da Refinaria de Sines
- Comunicado aos trabalhadores da Refinaria do Porto



Documento da CGTP-IN
