Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20150205TurquiaSolidarA Fiequimetal enviou a Ancara uma delegação, declarou a sua solidariedade para com os trabalhadores turcos do sector da metalurgia, que entraram em greve no dia 29 de Janeiro, e protestou contra a proibição decretada no dia seguinte pelo Governo, invocando uma lei do tempo da ditadura.
5.2.2015


A federação enviou uma mensagem ao sindicato Birlesik Metal-Is e à embaixada da Turquia em Lisboa.
No âmbito das iniciativas do «grupo de Annecy» da confederação sindical europeia industriALL, encontra-se na Turquia, a acompanhar a greve, uma delegação da Fiequimetal, constituída pelo seu coordenador, Rogério Silva, membro da Comissão Executiva da CGTP-IN, e por Helder Pires, do Secretariado da Direcção Nacional da federação.
A delegação participou hoje numa conferência de imprensa do Birlesik Metal-Is, ao lado de representantes da MWB/FGTB (da Bélgica), da POEM (Grécia), das Comisiones Obreras (Espanha) e da FTM/CGT (França).


Mensagem de solidariedade
A Fiequimetal manifesta o seu solidário e militante apoio à luta dos trabalhadores metalúrgicos da Turquia, sob a direcção do  seu sindicato de classe, Birlesik Metal-Is, pela melhoria das suas condições de vida e de trabalho, pelo direito à liberdade de negociação colectiva, pelo direito à greve.
Condenamos as decisões antidemocráticas das autoridades da República da Turquia que, ao proibirem no dia 30 de Janeiro a greve convocada para 42 empresas, se colocam unilateralmente ao lado da associação patronal do sector, condicionando, assim, o processo de negociação colectiva iniciado pelo Birlesik Metal-Is. Tal decisão viola, entre outras, as Convenções n.º 87 e n.º 98 da Organização Internacional do Trabalho e a própria Constituição da República da Turquia.
A Fiequimetal e os trabalhadores que representa saúdam a determinação dos metalúrgicos turcos em prosseguirem a luta e associam-se às inúmeras manifestações de solidariedade promovidas por diversas organizações sindicais internacionais.

- Mensagem em .pdf


Sobre a luta na Turquia
Desde 29 de janeiro, a greve mobiliza cerca de 15 mil trabalhadores de 42 empresas, entre as quais várias multinacionais.
O principal motivo da greve é apoiar a reivindicação de salários dignos e justos, bem como o fim da desigualdade salarial para funções iguais, em prejuízo dos operários mais jovens.
O governo turco invocou a «segurança nacional», ao abrigo de uma lei da época da ditadura, e proibiu a greve, ameaçando com punições sob a forma de despedimento ou multas. Já no ano passado uma proibição semelhante tinha atingido mineiros e vidreiros em greve.

Ver também:
- Sítio do Birlesik Metal-Is em Inglês
- Sítio do Birlesik Metal-Is em Turco, com muitas imagens da luta em várias cidades e empresas
- Grupo solidário no Facebook

Algumas fotos

Mediabox CK message : No files found in the directory : 20150205Turquia

Subscrever notícias (mailing list)