Só com acção das mulheres avança igualdade no trabalho
Os sindicatos da Fiequimetal assinalaram o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, distribuindo em mais de 200 empresas um postal, editado pela federação, que homenageia as mulheres enquanto trabalhadoras e agentes principais da promoção da igualdade no mundo do trabalho, sem qualquer tipo de discriminações.
9.3.2023
Sindicatos da Fiequimetal na «Semana da Igualdade»
Objectivo da acção sindical no dia-a-dia, a luta contra a discriminação e pela igualdade entre mulheres e homens no trabalho teve, mais uma vez, um ponto alto na «Semana da Igualdade», promovida a nível nacional pela CGTP-IN e a sua Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH), com forte participação da Fiequimetal e dos seus sindicatos.
15.3.2022
Conseguida licença para assistência a filho
O SITE CSRA informou que foi alcançada, na Linde Saúde, uma vitória de uma trabalhadora e da acção sindical no exercício do direito a maternidade/paternidade, conseguindo obter licença para assistência a filho, esgotada a licença parental complementar.
16.11.2021
Realizou-se a 8.ª Conferência da CIMH/CGTP-IN
Com 222 participantes, representando sindicatos, federações e uniões de todo o País, realizou-se no dia 2 Junho, em Lisboa, a 8.ª Conferência Nacional da Comissão da CGTP-IN para a Igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH/CGTP-IN).
30.6.2021
Semana da Igualdade alargou informação e mobilização
Nas diversas iniciativas organizadas pela Fiequimetal e os seus sindicatos, durante a Semana da Igualdade promovida pela CGTP-IN e a sua Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens, foram distribuídos o postal editado pela federação, o folheto da confederação e cravos.
13.3.2021
Dia Internacional da Mulher assinala-se em luta
A Fiequimetal e os seus sindicatos vão participar nas acções da Semana da Igualdade, da CGTP-IN, e vão dinamizar iniciativas próprias de esclarecimento e mobilização, sob o lema «Defender a saúde, dignificar o trabalho, avançar na igualdade».
3.3.2021
Lauak vai ter de readmitir mães despedidas em Julho
A Lauak, filial da multinacional francesa da indústria aeronática, com instalações em Setúbal e Grândola, foi obrigada a readmitir todas as trabalhadoras despedidas que estavam em gozo dos direitos de parentalidade, informou o SITE Sul.
15.10.2020
Resposta à pandemia deve preservar salário e direitos
Os trabalhadores não podem ser prejudicados no salário e nos direitos, destaca a Fiequimetal, num comunicado que é distribuído a partir de hoje nas empresas dos principais sectores industriais, sobre questões surgidas no actual contexto de contenção da pandemia de COVID-19.
16.3.2020
Ampla acção de esclarecimento no Dia Internacional da Mulher
A Fiequimetal e os seus sindicatos assinalaram o Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, com uma ampla acção de contacto e esclarecimento que tocou milhares de trabalhadoras, distribuindo um postal alusivo, flores e o folheto da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH), da CGTP-IN.
11.3.2019
«Semana da Igualdade» nas empresas e nas ruas
A Fiequimetal e os seus sindicatos integraram-se na acção realizada pela CGTP-IN a nível nacional, de 5 a 9 de Março, a assinalar o Dia Internacional da Mulher - a «Semana da Igualdade», que decorreu sob o lema «Afirmar a Igualdade - Emprego, Direitos, Dignidade».
10.3.2018
O sindicato actuou e a Delphi cumpriu a lei
O SITE CSRA conseguiu que a Delphi procedesse à reabilitação e reintegração de uma trabalhadora da fábrica em Castelo Branco, que o Centro Nacional de Doenças Profissionais reconheceu como portadora de doença profissional, informou o sindicato.
16.1.2018
SIESI contesta na Delphi o horário «concentrado»
Ao tomar conhecimento de que, já no próximo dia 2 de Novembro, a direção da Delphi, no Seixal, pretende alterar os horários dos trabalhadores para jornadas de 12 horas, num regime de «horários concentrados», o SIESI apelou a que seja recusada a assinatura de qualquer documento nesse sentido.
30.10.2017
Reivindicação e luta para rever normas dos turnos
Nas empresas, com os trabalhadores, e junto do Governo e grupos parlamentares, a Fiequimetal vai exigir a revisão das leis sobre trabalho por turnos. Na Carta Reivindicativa salienta-se que tal deve ser feito por causa da saúde e bem-estar dos trabalhadores, por factores familiares e sociais e por motivações económicas.
24.7.2017
Precariedade vencida na Hanon Systems
A Hanon Systems foi condenada a reintegrar duas trabalhadoras ilicitamente despedidas na fábrica de Palmela. Por acordo, foi também conseguida a integração de outra trabalhadora. Pela acção dos sindicatos da Fiequimetal, a apoiar a resistência das trabalhadoras, estas vitórias são exemplos a seguir.
18.7.2017
Poesia, informação e luta marcaram o Dia da Mulher
A Fiequimetal, através da sua Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens, assinalou com a edição de um postal o Dia Internacional da Mulher, que se comemora a 8 de Março, desde 1977, por decisão da Organização das Nações Unidas, mas que tem origens em lutas operárias do século XIX e é celebrado desde o início do século XX.
8.3.2017
Contributos para o postal do próximo 8 de Março
A Fiequimetal desafia activistas sindicais, trabalhadores e amantes da escrita e das artes visuais a darem o seu contributo para a criação do postal que deverá ser distribuído por ocasião do Dia Internacional da Mulher de 2017. Os contributos devem ser enviados até 31 de Janeiro de 2017.
6.10.2016
Seminário no Porto debateu assédio e stress no trabalho
Um seminário sobre «Assédio Moral e Stress no Trabalho» reuniu na Casa Sindical, no Porto, a 24 de Maio, 85 participantes, contribuindo para o esclarecimento e a troca de experiências, na defesa dos direitos relacionados com a parentalidade e a igualdade, e no combate ao assédio (moral e sexual) nos locais de trabalho.
6.6.2016
Defendido o direito de estar com filhos menores
O Tribunal de Trabalho de Setúbal recusou razão à Wheels Logística (instalada no Parque da Autoeuropa), que queria limitar um direito legal das trabalhadoras que, como mães de filhos menores, podem optar por horário flexível. A empresa levou mesmo a trabalhadora a tribunal, mas foi derrotada.
18.5.2016
Caducidade de contratos a termo de grávidas
Na caducidade de contrato a termo (certo ou incerto) que envolva trabalhadora grávida, puérpera ou lactante, a entidade patronal tem a obrigação de, no prazo de cinco dias úteis, comunicar à CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego) os motivos de não renovação (artigo 144.º, n.º 3 do Código do Trabalho).
8.2.2016
Actualização do abono de família
A Portaria nº 11-A/2016, de 29 de Janeiro, actualiza os montantes do abono de família para crianças e jovens, do abono de família pré-natal e das respectivas majorações (para famílias numerosas e para famílias monoparentais), a partir do dia 1 de Fevereiro.
2.2.2016
Reforçados direitos de paternidade
A licença parental exclusiva do pai passa, em 2016, a ter uma duração obrigatória de 15 dias úteis, como ficou inscrito no Código do Trabalho, alterado pela Lei 120/2015, publicada a 1 de Setembro, e que veio reforçar o quadro legal de direitos dos trabalhadores no início da vida dos seus filhos.
4.9.2015
AR recomenda plano contra discriminações
A Resolução da Assembleia da República n.º 115/2015, aprovada a 22 de Julho e publicada a 10 de Agosto, recomenda ao Governo que seja elaborado um Plano Nacional de Combate às Discriminações em função da Maternidade e Paternidade, a implementar no âmbito da acção inspectiva e punitiva.
20.8.2015
Juventude e Igualdade em debate
No âmbito do trabalho de preparação do 3.º Congresso, a Fiequimetal realizou um encontro de dirigentes e activistas sindicais onde foram tratados dois temas: Juventude e Igualdade entre mulheres e homens.
15.6.2015
Gravidez punida na SN Seixal
Em cinco meses, deixaram a unidade da Siderurgia Nacional em Paio Pires (SN Seixal) três trabalhadoras grávidas, por não renovação de contratos a termo ou por rescisão, depois de terem sido pressionadas e assediadas, acusou o SITE Sul, que está a acompanhar estas situações e já avançou com o caso para o Tribunal de Trabalho.
12.6.2015
Horário flexível para estar com filhos
Em mais uma decisão que condena a empresa desrespeitadora, ficou confirmado em tribunal que uma trabalhadora ou um trabalhador com filhos menores de 12 anos têm direito a horário flexível para o seu acompanhamento.
8.4.2015