Formação para recém-eleitos representantes na SST
Uma acção de sensibilização na área da Segurança e Saúde no Trabalho propiciou a representantes dos trabalhadores que foram eleitos recentemente terem um primeiro contacto sistematizado com os temas desta importante área.
13.9.2023
Acção sindical com resultados na Perfumarias Nally
A Sociedade de Perfumarias Nally, no Carregado, respondeu positivamente aos diversos pontos apresentados pelo SITE CSRA e assumiu o compromisso de melhorar as condições de segurança, para que sejam reduzidos os riscos e o número de possíveis acidentes de trabalho.
16.7.2023
Podem ser evitados acidentes e doenças profissionais
A prevenção dos riscos profissionais e a sua eficácia nos locais de trabalho começam pelo cumprimento das obrigações dos empregadores, definidas na Lei n.º 102/2009, cujo cumprimento é reivindicado, nas várias frentes da intervenção sindical.
28.4.2023
Óculos de protecção graduados atribuídos pela DyStar
A Dystar Anilinas Têxteis, em Algueirão — Mem Martins (Sintra) comprometeu-se atribuir óculos de protecção graduados a cerca de 20 trabalhadores, cujo estado de saúde obriga à utilização de óculos, informou o SITE CSRA, salientando a importância de persistir e reivindicar os direitos dos trabalhadores.
4.3.2023
Acção dos representantes melhora condições na Plasman
Passado pouco mais de um mês sobre uma visita à fábrica da Plasman (antiga DURA), no Carregado — que envolveu representantes dos trabalhadores para a Segurança e Saúde no Trabalho, bem como a organização do SITE CSRA e a Fiequimetal —, a empresa respondeu positivamente a diversas situações detectadas e medidas propostas.
24.1.2023
Exige-se reforma antecipada na produção de baterias
Os trabalhadores da Exide, única fábrica de baterias em Portugal, organizados no SIESI, exigem o direito à reforma antecipada sem penalizações, de forma a poderem usufruir das suas vidas e das suas reformas de forma digna e com qualidade. Está lançada uma petição.
24.10.2022
Dia para exigir Segurança e Saúde no Trabalho
O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho deve ser também um dia de luta pelo trabalho digno, pela protecção dos trabalhadores e pela afirmação das suas justas reivindicações, apela a Fiequimetal, expressando preocupação especial pela maior predominância das lesões músculo-esqueléticas.
28.4.2022
Objectivos do 28 de Abril mais importantes em pandemia
O facto de se viver em situação de pandemia deveria constituir uma razão acrescida para que, neste Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, fossem abordadas as circunstâncias em que os trabalhadores executam as suas tarefas laborais, defende a Fiequimetal.
28.4.2021
Pela segurança e a saúde necessários actos firmes
No Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, a Fiequimetal salienta que já deveria estar reconhecido o Representante dos Trabalhadores para a Segurança e Saúde no Trabalho como o agente mais relevante para o sucesso de qualquer política, estratégia ou programa de prevenção.
28.4.2020
Caderno temático esclarece sobre EPI e segurança
No quadro do seu trabalho de informação e formação sobre Segurança e Saúde no Trabalho, dirigido designadamente aos representantes dos trabalhadores para a SST, a Fiquimetal editou um caderno temático sobre equipamentos de protecção individual (EPI).
21.3.2020
Importa ainda mais cumprir Lei da Segurança e Saúde
No actual momento, exige-se ainda mais o cumprimento do disposto na Lei 102/2009 (alterada pela Lei 03/2014), no que concerne aos direitos e deveres dos trabalhadores e aos deveres da entidade patronal - destaca a Fiequimetal, numa informação focada na Segurança e Saúde no Trabalho.
20.3.2020
Urge investir mais na prevenção dos riscos profissionais
No Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, que hoje se assinala, a Fiequimetal/CGTP-IN chama a atenção para a necessidade urgente de mais investimento na prevenção dos riscos e na melhoria das condições de trabalho. A federação reitera as suas reivindicações e responsabiliza as entidades públicas e as entidades patronais pela garantia da saúde e da integridade física e psicológica dos trabalhadores.
28.4.2017
Pagamento ITA corrigido por completo este mês
O Conselho Directivo do Instituto da Segurança Social comunicou que estará completamente resolvida, durante o mês de Abril, a situação apontada pela Fiequimetal, relativa a casos de cálculo incorrecto do valor de indemnizações por incapacidade temporária absoluta (ITA, como são designadas as baixas por doença profissional).
18.4.2017
Correcção das baixas por doença profissional
O Instituto da Segurança Social remeteu ao Instituto de Informática o pedido de alteração do cálculo das indemnizações por incapacidade temporária absoluta por doença profissional, comunicou o DPRP (Departamento de Protecção contra os Riscos Profissionais, da Segurança Social) à Fiequimetal. Este é um passo importante para a resolução do problema.
10.11.2016
Protecção na invalidez de novo alterada
A propósito da mais recente alteração no regime especial de protecção na invalidez, a Fiequimetal vem alertar que as constantes oscilações de regimes em matéria de protecção social não são favoráveis aos beneficiários e dificultam o conhecimento dos respectivos direitos, além de criarem múltiplas situações de potencial desigualdade entre pessoas na mesma situação de facto.
24.3.2016
Doença profissional exige participação
A Fiequimetal apoia e saúda a campanha de sensibilização «Diagnóstico e Participação da Doença Profissional», lançada pela Direcção-Geral da Saúde através do Programa Nacional de Saúde Ocupacional, e vai utilizar essa mesma campanha como meio de sensibilização dos trabalhadores.
16.11.2015
Governo não aumentou pensões dos sinistrados
O Decreto-Lei 107/2015, que produz efeitos entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2015, é mais um ataque anti-social deste Governo PSD/CDS aos trabalhadores portugueses e suas famílias, pois suspende o regime de actualização das pensões por incapacidade permanente e por morte, resultantes de acidente de trabalho.
1.7.2015
Sobre o acidente mortal na Valorsul
Morrer a trabalhar é intolerável e não pode ser encarado como natural, salienta a Fiequimetal, num comunicado sobre o acidente mortal ocorrido na Valorsul. A federação volta a reclamar do Governo e da ACT a implementação de um plano nacional de prevenção dos riscos, específico para a indústria, e apela aos trabalhadores para intensificarem as reivindicações e a luta por melhores condições de vida e de trabalho.
11.6.2015
Para mais segurança com empilhadores
Na campanha da ACT sobre prevenção de riscos ao trabalhar com máquinas e equipamentos, foram considerados para intervenção prioritária aqueles que está provado serem de alto risco. Nos sectores de actividade da Fiequimetal (e consagrados nesta campanha) destaca-se o empilhador de garfos. |
|
Ler mais... |
Morte em Aljustrel poderia ser evitada
Ao tomar conhecimento de mais um acidente que vitimou um trabalhador na mina de Aljustrel, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira lembrou que outra atitude patronal poderia contribuir para prevenir a ocorrência de tragédias como esta. |
|
Ler mais... |
Responsabilidades e acção no Dia da SST
Passado mais um dia 28 de Abril, é preciso garantir que os mesmos problemas não vão continuar sem a devida resposta e que não será necessário insistir nas mesmas questões em 2016, conclui a Fiequimetal, numa tomada de posição hoje divulgada, sobre o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que é também Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho. |
|
Ler mais... |
Sobre o incêndio no Carregado
A Fiequimetal e os seus sindicatos vêem com preocupação eventuais consequências do incêndio na Caetano Coatings e na DURA, no Carregado, particularmente quanto às condições laborais na Autoeuropa e nas empresas do parque industrial de Palmela. |
|
Ler mais... |
Prevenção em máquinas e equipamentos
A Fiequimetal celebrou um protocolo de cooperação com a Autoridade para as Condições do Trabalho, associando-se à campanha de prevenção de riscos profissionais na utilização de máquinas e equipamentos. Neste contexto laboral ocorrem cerca de metade dos acidentes de trabalho mortais em Portugal. |
|
Ler mais... |
Travar o assédio no trabalho
Assédio moral ou sexual no local de trabalho é crime e deve ter combate firme. Para ampla difusão desta mensagem, com informação legal e conselhos práticos, a Comissão da Fiequimetal para a Igualdade entre Mulheres e Homens acaba de publicar um folheto específico. |
|
Ler mais... |
Fichas informativas +Seguro!
A Fiequimetal, no âmbito da actividade que desenvolve na área da Saúde e Segurança no Trabalho, iniciou a publicação de fichas temáticas. A primeira «Ficha Informativa +Seguro!» é dedicada ao tema da avaliação de riscos. |
|
Ler mais... |
Legionella não era fatalidade
O surto de legionella poderia e deveria ter sido evitado, afirma a Direcção Nacional da Fiequimetal, numa nota de imprensa hoje emitida, onde se alerta para a necessidade de medidas imediatas de protecção da saúde dos trabalhadores e, em geral, da população no Concelho de Vila Franca de Xira. 12.11.2014 |
|
Ler mais... |
Falta plano nacional de prevenção
Deve ser elaborado e concretizado um plano nacional de prevenção para a indústria, energia e minas, defenderam duas centenas de representantes para a saúde e segurança no trabalho que participaram no Encontro Nacional promovido pela Fiequimetal. 3.6.2014 |
|
Ler mais... |