Para a actual escalada de preços, que já vem desde 2021 e se agravou com a guerra no Leste e as sanções, o Governo e a UE não podem ter apenas medidas de apoio público, quando há empresas privadas que estão a fazer colossais fortunas, afirma Demétrio Alves, numa entrevista que aqui publicamos.

20220418Energia2022 com Demetrio Alves
Política energética - entrevista 19.4.2022

É amplamente conhecido que os preços da energia, seja a electricidade, o gás natural ou os combustíveis derivados do petróleo, são muito elevados em Portugal, estando situados nos lugares cimeiros entre os praticados nas quase três dezenas de países da União Europeia.
Se fizermos a comparação tendo em conta a Paridade de Poder de Compra (PPC), os preços sobem ao pódio, ficando o panorama ainda pior para os consumidores portugueses, significando uma muito elevada taxa de esforço, principalmente para os consumidores domésticos (indivíduos ou famílias), mas também para as micro, pequenas e médias empresas, prejudicando a produção nacional e as exportações.

20210803Politica energetica 2

Política energética - 2.º artigo. 2.8.2021

Em diversos documentos de programação e planeamento económico, financeiro e infraestrutural portugueses, tem aparecido profusamente referido o termo transição, significando mudança, evolução ou transformação progressiva.
Muitas entidades públicas e particulares, vêm referindo o conceito desde há algumas décadas, aplicando-o, em particular, à energia e à designada digitalização da sociedade e economia. Em rigor, este movimento institucional político-económico, procurando alterar o estado das coisas, teve origem na União Europeia e nos EUA, embora em Portugal alguns dirigente políticos o refiram como invenção nacional.

20210620TransicaoPolítica energética - 1.º artigo. 20.6.2021