Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20260228Manif Lisboa

20220708SchindlerPerante uma insuficiente contraproposta patronal ao Caderno Reivindicativo e sem reacção da direcção ibérica da multinacional a um abaixo-assinado de alerta, os trabalhadores da Schindler - Ascensores e Escadas Rolantes fizeram greve no dia 8, com uma adesão esmagadora. Teve também uma participação expressiva a manifestação realizada em Lisboa.
10.7.2022


Para a greve, por 24 horas e com âmbito nacional, os objectivos foram sintetizados em dois pontos no pré-aviso: um justo aumento dos salários e melhoria das condições de trabalho.

No comunicado que antecedeu a jornada de luta, a Comissão Intersindical da Fiequimetal na empresa, constituída pelos sindicatos SITE Norte, SIESI, SITE Centro-Norte e SITE CSRA,  destacou a necessidade de repor o poder de compra dos trabalhadores.

A curto prazo, mantendo-se a posição patronal, os salários-base ficarão próximos do salário mínimo nacional.

Além disso, falta regulamentar o piquete a nível nacional. Foi apresentada uma proposta sindical, mas continua sem resposta da administração.

À direcção ibérica da multinacional foi entregue um abaixo-assinado com centenas de subscritores, que demonstrou a insatisfação dos trabalhadores. Mas os responsáveis patronais, mesmo depois da insistência dos sindicatos, em Abril, não apresentaram nova contraproposta.

Na manhã do dia da greve, trabalhadores de todo o País reuniram-se no Saldanha e desfilaram, em manifestação, até ao Marquês de Pombal.

 

Mediabox CK message : No files found in the directory : 20220708Schindler


Ver também
- Comunicado da Comissão Intersindical
- Pré-aviso de greve

 

 

Subscrever notícias (mailing list)