Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20250920Lisboa-banner

20220728CaetanoBus Na concentração realizada frente às instalações da CaetanoBus e do Grupo Salvador Caetano, em Vila Nova de Gaia, na quinta-feira, dia 28, enquanto decorria, com forte adesão, mais um período de greve, os trabalhadores da empresa fabricante de autocarros e carroçarias reafirmaram a exigência de aumentos salariais e alertaram que a luta vai ser retomada logo após as férias.
31.7.2022

 


«Após as férias, vamos novamente estar aqui em plenários, para reivindicarmos o que há a reivindicar, ainda este ano, e para preparar caminho para o  próximo caderno reivindicativo» - disse o coordenador do SITE Norte, na parte final da concentração. Além de Miguel Ângelo, ali intervieram vários trabalhadores da CaetanoBus e também Tiago Oliveira, coordenador da União dos Sindicatos do Porto e membro da Comissão Executiva da CGTP-IN.

 

Mediabox CK message : No files found in the directory : 20220728CaetanoBus

 

Esta greve, das 14h30m até às 17 horas, com concentrações no exterior das fábricas, em Vila Nova de Gaia e em Ovar, foi decidida em plenários realizados no dia 19, com uma adesão muito elevada, como referiu o SITE Norte.

O sindicato, no comunicado que antecedeu a jornada de luta, explicou que os trabalhadores da CaetanoBus continuam muito insatisfeitos e revoltados com a atitude da administração da empresa, que não levou a sério a reivindicação de melhores salários.

Na resposta à greve de 29 de Junho, a empresa veio argumentar que 81 por cento dos trabalhadores tiveram um aumento superior a 40 euros, e os restantes 19 por cento tiveram aumentos entre os 26 euros e os 40 euros. Ora, contrapôs o sindicato, tal não corresponde à verdade, uma vez que houve aumento do subsídio de alimentação, em 26 euros, que é valorizado, mas não foi um aumento de salário. A administração jogou com os números para enganar a opinião pública e os trabalhadores da CaetanoBus.

Foram reafirmadas as exigências de aumento no salário, já, para fazer face ao aumento do custo de vida, e de valorização das carreiras profissionais (existem na empresa trabalhadores com 20 e 30 anos de casa, que auferem pouco mais que o salário mínimo nacional.

 

Vídeo da União dos Sindicatos do Porto

 

Ver também

- Trabalhadores em protesto na CaetanoBus por melhores salários (Jornal de Notícias, 28.7.2022, 19h23)

- Comunicado do SITE Norte aos trabalhadores (25.7.2022)
- Pré-aviso de greve

- Revolta, unidade e firmeza patentes na Caetano Bus (4.7.2022)

 

 

Subscrever notícias (mailing list)