Os trabalhadores da fábrica da Lauak, em Setúbal, estão em luta amanhã, dia 27. Durante a greve, concentram-se a partir das 10h30, junto à entrada do Parque Industrial Bluebiz (Estrada do Vale da Rosa).
26.1.2023
Na concentração estará presente a secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.
Os trabalhadores e o SITE Sul exigem resposta às matérias constantes no Caderno Reivindicativo 2023, medidas de defesa dos postos de trabalho e que não haja transferência de pessoal deste local de trabalho sem garantia de direitos.
Transferências para Grândola
A administração da fábrica de componentes para o sector aeronáutico enviou, a 13 trabalhadoras, cartas a comunicar transferência de posto de trabalho para a fábrica em Grândola.
Mas fê-lo num momento em que se encontra a recrutar trabalhadores para as instalações em Setúbal. O sindicato defende que a empresa poderia colocar essas trabalhadores noutros postos de trabalhos, dando-lhes formação.
Desta forma, evitará empurrar as trabalhadoras para a rescisão do contrato de trabalho por justa causa, devido ao prejuízo sério causado.
A deslocação que a administração pretende impor às trabalhadoras retira-lhes cerca de duas horas por dia, da sua vida pessoal (uma de manhã e outra de tarde), o que as impede de conciliar a sua vida profissional com a vida familiar. Algumas estão numa situação de família monoparental e quase todas com filho menor de 12 anos a seu cargo.
Ver também
- Nota do SITE Sul à comunicação social, sobre a luta de amanhã
- Comunicado do SITE Sul aos trabalhadores da Lauak, sobre uma reunião com a administração, realizada hoje
- Caderno Reivindicativo 2023
- Pré-aviso de greve