Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

VW-Autoeuropa_arquivoOs trabalhadores da VW Autoeuropa merecem mais do que aquilo que resultou da nova negociação do Caderno Reivindicativo e que não responde ao que ficou expresso nos plenários. Para uma resposta apropriada, não se descartará nenhuma forma de luta.
28.3.2024

 

O último resultado divulgado, referente à negociação do Caderno Reivindicativo, não vai ao encontro do que os trabalhadores manifestaram nos plenários de dias 12 e 13, entende a Comissão Sindical do SITE Sul.

A Administração demonstra, com a sua última proposta, manter uma postura de desvalorização e afronta aos trabalhadores — afirma-se num comunicado hoje emitido pelo sindicato.

A parte patronal retirou da negociação o desbloqueio das bandas salariais, medida que iria abranger muitos dos trabalhadores mais antigos, que há já muito tempo merecem o devido reconhecimento da empresa, pelo seu contributo de décadas para o sucesso da VW Autoeuropa. E iria também possibilitar aos mais novos uma progressão salarial mais justa no futuro.

A Administração revela má-fé negocial, porque continua a tentar impor a sua intenção de obter um acordo a três anos. Isto contraria a vontade dos trabalhadores, inscrita no Caderno Reivindicativo. Além disso, os trabalhadores já manifestaram o seu descontentamento e rejeitaram em plenário esse prazo de vigência do acordo.

Nesta nova proposta, os valores referentes ao aumento salarial continuam a ser insuficientes para os trabalhadores recuperarem o poder de compra perdido com o aumento do custo de vida, o qual é muito superior à taxa de inflação oficial.

A VW Autoeuropa e o Grupo VW têm condições para irem ao encontro das justas reivindicações dos trabalhadores, como bem mostram os muitos milhões de euros de lucros que registaram e para os quais foi decisivo o esforço dos trabalhadores.

 

Discussão colectiva e luta

Para a Comissão Sindical do SITE Sul, nada substitui a discussão colectiva!

Os trabalhadores da VW Autoeuropa deveriam ser ouvidos em plenário, sobre a proposta apresentada. Deveriam ter possibilidade de se pronunciar sobre o resultado da negociação, em vez de serem apenas chamados a votar, de um dia para o outro, um produto que alguns consideram acabado.

Perante esta postura da Administração, de desvalorização e afronta aos trabalhadores, estes devem, de forma unida e determinada, dar a resposta que considerem apropriada para melhorar os salários e as condições de trabalho e de vida.

Os trabalhadores da VW Autoeuropa podem contar com o SITE Sul para, neste processo, atingir os melhores resultados, sem descartar nenhuma forma de luta, a discutir, se necessário, de forma colectiva.

 

Ver também
Comunicado da Comissão Sindical do SITE Sul na VW Autoeuropa (28.3.2024)
Comunicado da Comissão Sindical do SITE Sul na VW Autoeuropa (25.3.2024)
Renegociar na Autoeuropa após rejeição clara nos plenários (19.3.2024)

 

Subscrever notícias (mailing list)