Foi recebida com muita tristeza na Fiequimetal a notícia de que Jaime Marques Machado, tipógrafo de profissão e dedicado dirigente sindical neste sector, que também assumiu responsabilidades de direcção na CGTP-IN, faleceu no dia 16, com 77 anos.
22.5.2025
A federação está representada no funeral, que ocorre ao final da manhã de hoje, no cemitério de Barcarena, assim expressando o pesar do colectivo, por esta irremediável perda, e o reconhecimento pelo importante contributo que Jaime Machado deu à causa dos trabalhadores e do progresso.
Jaime Machado nasceu a 14 de Janeiro de 1948, em Cabeceiras de Basto. Trabalhou na Guide Artes Gráficas, na Póvoa de Santo Adrião (Loures), e foi dirigente do Sindicato dos Gráficos do Sul e da Federação Portuguesa dos Sindicatos das Indústrias de Celulose, Papel, Gráfica e Imprensa.
No Congresso dos Sindicatos (I Congresso da Intersindical, em 1975) e no IV Congresso da CGTP-IN (1983) foi eleito para o Conselho Nacional da confederação. Nestes dois mandatos (1975-1977 e 1983-1986), fez parte do Secretariado e assumiu o cargo de director do jornal Alavanca.
Manteve-se, depois de reformado, fiel ao seu percurso de vida e aos seus ideais.