Os trabalhadores das indústrias metalúrgicas, químicas, eléctricas, farmacêutica, celulose, papel, gráfica, imprensa, energia e minas, organizados nos sindicatos da Fiequimetal, vão participar em força nas manifestações que a CGTP-IN convocou para este sábado, dia 20, no Porto e em Lisboa.
19.9.2025
Esta jornada nacional de luta realiza-se sob a palavra de ordem «Contra o pacote laboral, mais salário, mais direitos - Outro rumo é possível».
Para permitir uma maior participação, a Fiequimetal emitiu um pré-aviso de greve de 24 horas.
Durante apenas quatro semanas, desde que foi anunciada a decisão de sair às ruas a 20 de Setembro, foram contactados milhares de trabalhadores, distribuindo folhetos editados pela central e por sindicatos, realizando plenários, reuniões e contactos informais, afixando cartazes, faixas e pendões, organizando transportes colectivos nos distritos.
Afixação de pendões em Sintra, comunicados do SIESI e do STIM, plenários na Aumovio (antiga Continental Advanced Antenna) e na GrozbeckertNo combate à ofensiva do Governo, é necessário fazer ouvir a voz dos trabalhadores e elevar o patamar da luta, nos locais de trabalho e nas ruas. Há que dinamizar a mobilização e convergência, pela exigência de mais salário e mais direitos, contra o aumento do custo de vida, em defesa dos serviços públicos e das funções sociais do Estado.
Exige-se que o Governo recue neste ataque generalizado aos direitos dos trabalhadores e que, pelo contrário, revogue as normas gravosas da legislação laboral.
Alertas da CGTP-IN nas redes sociais
Prestadores na EDP
Foram emitidos comunicados especialmente dirigidos aos trabalhadores das empresas prestadoras de serviços, que asseguram áreas fundamentais ao funcionamento do Grupo EDP.
- Defender o Art.º 498-A
- Horários flexíveis
- Banco de horas, isenção de horário e dias de férias
- Precariedade e proteção no emprego
Ver também
— Pré-aviso de greve emitido pela Fiequimetal
— Manifesto da CGTP-IN apelando à participação