20210731ManuelAlmeidaManuel Silva Ribeiro Almeida, operário metalúrgico (serralheiro civil), faleceu no sábado, 31 de Julho. No Tanatório de Matosinhos, durante a tarde de domingo e a manhã de hoje, segunda-feira, foi-lhe prestada homenagem por camaradas, amigos e familiares.
2.8.2021

 

Manuel Almeida, agora com 75 anos de idade, destacou-se na organização e realização das greves de 1973, na CEPSA, onde foi delegado sindical e membro da Comissão de Trabalhadores.

Na sua dedicada intervenção sindical, social e política (membro do PCP desde 1974, foi deputado na Assembleia da República em 1982-83 e eleito na Junta de Freguesia da Senhora da Hora), Manuel Almeida assumiu responsabilidades como dirigente e coordenador do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas do Norte.

Foi membro da Comissão Executiva da Federação dos Sindicatos de Metalurgia, Metalomecânica e Minas de Portugal e da Fequimetal (Federação Intersindical da Metalurgia, Metalomecânica, Minas, Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás). Integrou o Secretariado da União dos Sindicatos do Porto.

Fez parte do Conselho Nacional da CGTP-IN nos mandatos 1986-1989 e 2004-2008.

Para todos aqueles que o conheceram, fica a memória de uma vida exemplar, que é também um estímulo para as lutas presentes, a transmitir às gerações mais jovens.

A Fiequimetal, representada nas cerimónias fúnebres, apresentou condolências à família, amigos e camaradas de Manuel Almeida.