Durante o mais recente período de greve, foi alcançado na Teijin Automotive (Matosinhos e Palmela) um acordo sobre o Caderno Reivindicativo anual, que os sindicatos da Fiequimetal valorizam como conquista dos trabalhadores.
15.5.2025
Pode-se hoje afirmar com toda a confiança que quem luta sempre alcança — sublinham as comissões sindicais do SITE Norte e do SITE Sul na empresa.
Num comunicado que emitiram hoje, a saudar todos os que fizeram greve nos dias 8, 9 e 12 de Maio, salientam ser crucial que todos os trabalhadores tenham presente a forma como este processo negocial decorreu.
Há que lembrar quem afirmou dignidade e unidade, numa grande demonstração de força, perante comportamentos incompreensíveis de ataque aos trabalhadores.
Neste processo reforçou-se a consciência de que nunca nada é dado aos trabalhadores, têm de ser estes a conquistar tudo.
Nos termos do acordo alcançado, o aumento salarial é de dois por cento, com um mínimo de 65 euros, e o subsídio de alimentação vê o seu valor subir para 10,20 euros. Em ambos os casos, a actualização tem efeitos retroativos a Janeiro, com reflexo nas folhas de remunerações do final do mês de Maio.
Foram canceladas as greves de 13 a 15 de Maio e às horas extra e ao trabalho suplementar.
Ver também
— Comunicado aos trabalhadores
— Dias de greve na Teijin, na Autoneum e na Cabelte (7.5.2025)
— Após forte greve na Teijin plenários decidem novas lutas (17.4.2025)