Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20250822CGTPIN 20set banner

ren-act«Defendemos a correcta aplicação do Acordo Colectivo de Trabalho e não aceitamos interpretações com práticas lesivas que ponham em causa a defesa dos legítimos direitos dos trabalhadores», reafirma a CNS/Fiequimetal. Na reunião de ontem, a REN pronunciou-se sobre situações de incorrecta aplicação do ACT que deram origem a manifestações de descontentamento e indignação dos trabalhadores.
21.5.2015


Numa primeira reunião, dia 12, a comissão negociadora sindical da Fiequimetal expôs o problema e chamou a atenção para as situações mais gravosas: o trabalho suplementar e o valor hora, o controlo das horas nocturnas, os subsídios de turnos e a integração das diferenças salariais, a aplicação das ajudas de custo, de entre outras.
Nessa reunião constatou-se existirem várias situações que configuram a incorrecta aplicação do ACT. A empresa ficou de fazer o apuramento das referidas situações e propor soluções.

Foi esse o objectivo da reunião realizada no dia 20, quarta-feira. Nela foram abordadas matérias como o pagamento dos feriados, o valor da hora e do trabalho nocturno, a forma de regularizar as diferenças salariais dos subsídios de turno e as respectivas integrações, o pagamento dos subsídios de férias, as ajudas de custo e a definição das regras para os adiantamentos.

Tendo em conta a especificidade de algumas das situações e a necessidade de informar, esclarecer e discutir as mesmas com os trabalhadores, a CNS/Fiequimetal vai realizar plenários, nos dias 29 de Maio e 1 e 2 de Junho, em Bucelas, Sines, Sacavém, Lisboa (Avenida EUA), Vermoim e Ermesinde.

Ver também:
- Informação n.º 10 aos trabalhadores das empresas do Grupo REN, com calendário dos plenários
- Informação n.º 9 aos trabalhadores das empresas do Grupo REN
- Problemas na aplicação do ACT da REN (6.5.2015)

 

Subscrever notícias (mailing list)