Nas negociações com a Groquifar, para revisão do contrato colectivo de trabalho (vertical) do comércio grossista de produtos farmacêuticos e veterinários, vai ser dada prioridade à actualização dos salários, depois de a Fiequimetal ter recusado a proposta da associação patronal para alterar o clausulado e liquidar importantes direitos dos trabalhadores.
21.3.2016
A Groquifar e a Fiequimetal iniciaram as reuniões de negociação no passado dia 4, no seguimento da proposta sindical para a revisão anual da tabela salarial e restantes matérias de expressão pecuniária.
Vai ser negociado também o texto consolidado do CCTV. Já tinha sido apresentada pela Groquifar uma proposta, mas a federação recusou-a, devido a pôr em causa diversos direitos fundamentais dos trabalhadores e também por não ter havido negociações sobre esse texto.
Na reunião de dia 4, as partes mostraram disponibilidade para negociar autonomamente a revisão do clausulado e a revisão salarial.
A Fiequimetal e os sindicatos, num comunicado aos trabalhadores, sublinham que é urgente aumentar os salários e informam que as partes concordaram em avançar separadamente com esta negociação prioritária.
Ficou expresso o compromisso da Groquifar de apresentar uma contraproposta de revisão salarial até dia 30 de Março.
A próxima reunião ficou agendada para 13 de Abril.
Especial atenção da federação, dos sindicatos e dos trabalhadores vai ser dada à defesa dos direitos consagrados no CCTV e no próprio Código de Trabalho.
Ver também:
- Comunicado aos trabalhadores
- Groquifar afronta trabalhadores (2.4.2015)