Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20250822CGTPIN 20set banner

20160519Petrogal arquivoDepois de uma reunião da comissão sindical negociadora, na próxima sexta-feira, dia 7, as propostas sobre a actualização dos salários e o clausulado geral do Acordo de Empresa vão ser debatidas em plenários de trabalhadores. Num comunicado, em que também saúda o facto de 5 de Outubro voltar a ser feriado nacional, a Fiequimetal apela a uma ampla participação dos trabalhadores na definição dos objectivos reivindicativos.
4.10.2016


A comissão sindical negociadora, que integra a Fiequimetal e o Sicop, pretende ainda debater nos locais de trabalho o desenvolvimento da acção sindical e a continuação da luta para defesa dos direitos e da contratação colectiva.

Os plenários deverão ser convocados para o final deste mês.

No desenvolvimento do processo de revisão global do Acordo Colectivo de Trabalho das petrolíferas privadas, também subscrito pela Petrogal, está marcada para dia 11 uma reunião entre as partes outorgantes.

Feriado devolvido

A reposição do feriado nacional de 5 de Outubro, bem como dos outros feriados que tinham sido eliminados nos últimos três anos (Corpo de Deus, 1 de Novembro e 1 de Dezembro), constitui mais uma vitória dos trabalhadores contra a política de direita, destaca-se no comunicado. A federação recorda que, entre outras inúmeras malfeitorias, a política de direita consubstanciou o roubo de rendimentos e direitos perpetrado pelo anterior governo do PSD/CDS-PP contra os trabalhadores e o povo.

A luta dos trabalhadores constitui o elemento verdadeiramente determinante para defender os seus interesses de classe e, também através da luta, foi possível construir uma solução política assente numa maioria de deputados.

Ver também:
- Comunicado aos trabalhadores da Petrogal (Grupo Galp Energia)

Subscrever notícias (mailing list)