Damos notícia de algumas das acções levadas a cabo pelos sindicatos da Fiequimetal, no âmbito da Semana Nacional de Reivindicação, Esclarecimento e Luta, que a CGTP-IN promoveu de 26 a 30 de Setembro. São imagens, razões e documentos do que se passou na Ria Blades, na RTE, na refinaria de Sines da Petrogal, na Sonafi, na Yazaki Saltano, na Gestamp, na Groz-Beckert.
1.10.2016
Em várias destas iniciativas, foi distribuído um folheto da Fiequimetal sobre a luta contra a precariedade de emprego, incluindo testemunhos de trabalhadores que resistiram e venceram, com o apoio dos sindicatos e a solidariedade dos seus camaradas.O SITE Centro-Norte divulgou igualmente um documento sobre este tema.
No dia 27 de Setembro, junto da Ria Blades, em Vagos, foi feita uma distribuição de folhetos pelo SITE C-N. A empresa produz pás para torres eólicas e emprega cerca de 800 trabalhadores, mais de metade dos quais estão com vínculos precários.
- Comunicado do SITE C-N
No dia 28, na RTE, em Serzedo (Vila Nova de Gaia), estiveram dirigentes e activistas do SITE Norte, a contactar os trabalhadores.
No dia 29, de manhã, o SITE Sul organizou um plenário dos trabalhadores do consórcio que faz a manutenção da refinaria de Sines (empresas EFATM/ATM, CMN e AC Services), no qual interveio o coordenador da Fiequimetal.
- Mais sobre o plenário...
Também no dia 29, o SITE Norte realizou uma acção de esclarecimento junto à Sonafi, em São Mamede de Infesta (Matosinhos), onde se apurou que são ali pagos salários muitos baixos e mais de metade dos trabalhadores está com contratos temporários.
- Vídeo publicado pela União dos Sindicatos do Porto
Em César, Oliveira de Azeméis, o SITE C-N promoveu, no dia 29, uma concentração de protesto contra os abusos do trabalho precário na Gestamp Aveiro.
A empresa tem perto de 500 trabalhadores, muitos deles com contratos temporários e a ocupar postos de trabalho permanentes.
Outro problema apontado pelo sindicato é a desregulação dos horários de trabalho.
- Comunicado do SITE C-N
Por um grupo de activistas e dirigentes do SITE C-N foram distribuídos, à porta da Yazaki Saltano, em Ovar, também no dia 29, mais de 1500 comunicados, com as reivindicações dos trabalhadores do sector do material eléctrico e electrónico apelando ainda à subscrição do abaixo-assinado deste sector e da petição da CGTP-IN em defesa da contratação colectiva.
- No material eléctrico avança a reivindicação (27.9.2016)
Mais de 250 trabalhadores da Groz-Beckert fizeram greve, no dia 30, e muitos deles concentraram-se frente à porta da empresa, numa jornada de luta em defesa do seu caderno reivindicativo e do contrato de trabalho do sector (metalurgia). Com os trabalhadores esteve o coordenador da Fiequimetal, entre outros dirigentes do SITE Norte e da federação.
- Mais sobre o plenário...
Ver também:
- Nota da CGTP-IN sobre a Semana Nacional de Reivindicação, Esclarecimento e Luta
Mais algumas imagens destas acções
Mediabox CK message : No files found in the directory : 20161001SemanaCGTPIN