A mais recente edição do boletim O Sindicato Informa é dedicada ao esclarecimento e mobilização dos trabalhadores para a luta reivindicativa nas empresas, em torno das reivindicações comuns e que vão ganhar mais força com as acções em preparação no quadro da Quinzena de Acção e Luta, entre 23 de Fevereiro e 10 de Março.
6.2.2017
No boletim, em distribuição através dos sindicatos filiados, valoriza-se o que foi já conseguido, em termos de reposição de rendimentos e de direitos, desde a alteração do quadro político, após o resultado das eleições de 4 de Outubro de 2015, para o qual teve um contributo determinante a luta dos trabalhadores, nas empresas e na rua, em especial nos quatro anos anteriores.
Mas assinala-se que há ainda muito caminho a percorrer. A acção reivindicativa, nos locais de trabalho, é apontada como o eixo central da actividade sindical, promovendo a apresentação de cadernos reivindicativos nas empresas, articulados com a negociação da contratação colectiva ao nível de cada sector, tendo em vista alcançar os seguintes objectivos:
• Aumento dos salários em 4%, com mínimo de 40 euros a cada trabalhador, para uma melhoria da qualidade de vida;
• Defesa e melhoria dos direitos consagrados, tanto em convenções colectivas como em práticas existentes;
• Melhoria das condições de trabalho, designadamente no combate ao stresse laboral, aos ritmos de trabalho desumanos e ao assédio moral;
• Redução progressiva do tempo de trabalho para um máximo de 35 horas semanais.
Para obter O Sindicato Informa (pdf) clique na edição de um dos sindicatos filiados:
- Edição SITE Norte
- Edição SIESI
- Edição SITE Sul
- Edição SITE Centro-Sul e Regiões Autónomas
- Edição SITE Centro-Norte
- Edição STI Mineira
- Edição STIMMD Viana do Castelo
- Edição STRAMM
- Edição STEEM