Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

CGTP-8Nov-banner

20170315Navigator-FigFoz-arquivoDe acordo com a decisão aprovada em plenário, no dia 5, foram enviados pelo SITE Centro-Norte os pré-avisos de greve para as empresas do grupo The Navigator Company, no complexo industrial de Lavos (antiga Soporcel), na Figueira da Foz, nos próximos dias 12 e 13, por um período de 30 horas. Destaca-se a exigência de aumentos salariais.
6.4.2017



O período de greve vai das 18 horas de dia 12, quarta-feira, até às 24 horas de dia 13.

A greve tem por objectivos, como se refere nos pré-avisos: a aplicação das tabelas salariais que a comissão negociadora sindical apresentou, para acordo; o descongelamento das promoções e evoluções das carreiras profissionais; a reposição dos valores de pagamento do trabalho suplementar; o fim da discriminação na atribuição do prémio de desempenho; expressar solidariedade para com os trabalhadores admitidos no processo de «insourcing».

Naquele complexo, entre 23 e 29 de Março, circulou um abaixo-assinado que recolheu mais de 650 assinaturas. Desta forma, os trabalhadores apoiaram a exigência de uma resposta patronal até dia 4 e, ao mesmo tempo, mostraram disponibilidade para, caso essa resposta chegasse, continuar a negociar.

Depois da deslocação a Setúbal, no dia 15 de Março, para acompanhar as reuniões de negociação dos cadernos reivindicativos, ocorreram dois plenários de trabalhadores na Figueira da Foz, a 16 e 23. A greve foi decidida neste último plenário, aguardando uma resposta patronal até 4 de Abril.

Mentira!

A informação que a Navigator Company divulgou internamente e para a comunicação social, no dia 15 de Março, afirmando que já tinha chegado a acordo em matéria salarial com as diferentes estruturas sindicais, excepto no complexo industrial da Figueira da Foz, foi desmentida peremptoriamente.
O SITE Sul emitiu uma nota de imprensa no dia seguinte, já depois das negociações em Setúbal, esclarecendo que não foi celebrado nenhum acordo e o processo negocial ainda não se encontra fechado.
Quem negoceia, em nome dos trabalhadores da Arboser, da EMA21, da ATF e da Headbox que exercem as suas funções no complexo fabril de Setúbal, não pode nem deve assinar um acordo que não respeite a vontade dos trabalhadores dessas empresas na Figueira da Foz e em Cacia - salientou o SITE Sul.

Ver também:
- Pré-aviso de greve para a Navigator Paper
- Pré-aviso de greve para a Navigator Lusa
- Nota de imprensa do SITE Sul
- Trabalhadores da Navigator hoje na sede para negociações (15.3.2017)

 

Subscrever notícias (mailing list)