20190802Novares arquivoO SITE CSRA apresentou hoje o pré-aviso de greve para o período entre as 5 horas do dia 4 de Setembro e as 5 horas do dia 5, conforme decidido pelos trabalhadores da fábrica de Leiria da Novares, exigindo melhores salários.
2.8.2019

 

A Comissão Sindical do SITE CSRA na Novares (instalações no Vale da Arieira, Leiria), já tinha apresentado o caderno reivindicativo a 24 de Abril, previamente aprovado em plenário, no dia 9 desse mês.

Apesar da insistência, a administração só no dia 23 de Julho voltou a concretizar uma nova reunião com os representantes sindicais.

Como a conclusão desta reunião não foi a pretendida, foi decidido no dia 29, num plenário com 120 trabalhadores, não esperar mais e partir para a greve.

Na proposta reivindicativa exige-se:

1. Actualização salarial: 40 euros na remuneração-base de todos os trabalhadores, com efeitos a Janeiro de 2019;
2. Requalificação profissional (categorias): Os trabalhadores que, com carácter de regularidade, exerçam funções inerentes a diversas categorias ou escalões profissionais, devem ser reclassificados para a categoria mais elevada, com o respectivo ajuste da remuneração;
3. Subsídio de alimentação: aumento do subsídio para 7 euros;
4. Subsídio de transporte: pagamento da deslocação casa-trabalho e trabalho-casa a 15 cêntimos por quilómetro;
5. Férias: 25 dias de férias anuais para todos os trabalhadores.

Novares - Até 19 de Setembro de 2017, esta multinacional francesa chamava-se Mecaplast Key Plastics. Produz componentes para as principais marcas da indústria automóvel. Em Portugal tem também uma fábrica em Vendas Novas.

 

Ver também
- Caderno reivindicativo
- Pré-aviso de greve