Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas - CGTP-IN

20240626SetubalOs trabalhadores da VW Autoeuropa devem responder ao questionário lançado na E-app da empresa para denunciarem e repudiarem os intensos ritmos e cargas de trabalho e também o impacto negativo do trabalho por turnos e nocturno, com especial incidência na penosidade do horário AE19, apela o SITE Sul.
21.11.2024

 

Trata-se de factores que apenas contribuem para a degradação da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores, protesta o sindicato, num comunicado que hoje emitiu, dirigido aos trabalhadores da VW Autoeuropa e empresas do parque industrial.

No documento, recorda-se a petição pelo reconhecimento do desgaste rápido na indústria, que está na Assembleia da República, onde a Fiequimetal já foi ouvida.

A petição, com mais de 13 mil assinaturas, obriga à discussão em plenário destes problemas e das reivindicações dos trabalhadores. Destas, destaca-se a antecipação da idade da reforma, para 55 anos, com vinte anos de trabalho monótono, repetitivo, com elevada cadência, com exposição a agentes químicos perigosos, em horário nocturno ou por turnos, ou em laboração contínua.

O SITE Sul recorda que uma posição no mesmo sentido tinha sido tomada em plenários, na Autoeuropa, em Maio do ano passado, e sublinha que só com a intensificação da luta organizada e com o envolvimento e participação dos trabalhadores será possível concretizar os objectivos definidos.

Em todas as empresas, o sindicato vai continuar a discutir, de forma colectiva, esta importante reivindicação e o que se deve fazer para que sejam concretizadas estas aspirações dos trabalhadores.

 

Ver também
Comunicado aos trabalhadores da VW Autoeuropa e empresas do parque industrial
Admitida petição, segue a luta até compensar desgaste rápido (31.10.2024)
Grande jornada para entregar petição do desgaste rápido (22.9.2024)

 

Subscrever notícias (mailing list)